Artesã do Aroma


A planta aromática tema do artigo do mês de fevereiro é o Manjericão, famosa também por ser muito utilizada na culinária universal. Adoro seu nome científico, Ocimum basilicum (em inglês é chamado de Basil) derivado da palavra grega “basileus” que significa “Rei”. Uma vez que se destaca entre outras ervas de cheiro com seu aroma doce e balsâmico, não poderia ter recebido melhor nome.

Uma popular canção folclórica brasileira, inspirada em uma canção portuguesa ( Alecrim aos molhos), está presente na memória da maioria dos adultos que conheço e ainda hoje é ensinada para as crianças por seus pais e educadores . A música “Alecrim dourado” trata de uma planta nativa da América do Sul que atualmente surpreende pela riqueza e aroma de seu óleo essencial. Acredito ser importante deixar claro que não estamos falando do alecrim de jardim (Rosmarinus officinalis), aquele que utilizamos também como condimento e que possui um óleo essencial estimulante e refrescante.

O que temos de informação sobre a origem do Natal é que essa celebração romana costumava acontecer no início do inverno e que, sendo pagã, incluía homenagens aos deuses Saturno (agricultura) e especialmente no dia 25 de dezembro, era comemorado o dia do deus Sol Invicto, romano, e do deus Mitra, da mitologia persa, segundo o calendário juliano.

Citronela! É o que respondemos quando alguém nos pergunta sobre alguma alternativa natural para repelir insetos. Esta coluna nasceu com o objetivo de investigar os benefícios dos óleos essenciais em nosso cotidiano, propondo um uso consciente dessas maravilhosas e super concentradas substâncias. A chegada do verão, estação de maior incidência das desagradáveis picadas de inseto, nos convida a falarmos um pouco mais sobre como os óleos essenciais podem nos ajudar a repelir insetos indesejáveis de forma não agressiva e natural, bem como tratar as picadas de forma eficaz e perfumada!

Aquele cheiro que sobe ao nariz quando se descasca uma laranja, sempre me traz à lembrança minha querida mãe. Ela tem o hábito de, logo após as refeições, descascar laranjas para si e para quem mais desejar. Sabe aquele jeito de descascar a laranja fazendo da casca um cordão em espiral? Ela faz exatamente assim. E toda vez que o cheiro da laranja sobe no ar, me traz essa lembrança. Eu e você, podemos discordar em algumas preferências da vida cotidiana, mas com certeza concordaremos que os aromas cítricos são uma delícia, não é verdade?