Uma popular canção folclórica brasileira, inspirada em uma canção portuguesa ( Alecrim aos molhos), está presente na memória da maioria dos adultos que conheço e ainda hoje é ensinada para as crianças por seus pais e educadores . A música “Alecrim dourado” trata de uma planta nativa da América do Sul que atualmente surpreende pela riqueza e aroma de seu óleo essencial. Acredito ser importante deixar claro que não estamos falando do alecrim de jardim (Rosmarinus officinalis), aquele que utilizamos também como condimento e que possui um óleo essencial estimulante e refrescante.
A Baccharis dracunculifolia no Brasil é popularmente conhecida como Alecrim do Campo, Alecrim do Cerrado, Vassourinha (possivelmente ganha este último nome popular por ser utilizada em feixes para a limpeza das cinzas do fogão a lenha). Essa planta tem sido erradicada em pastagens e cultivos por ser considerada uma planta invasora, mas hoje sabemos do seu valor para a produção de óleo essencial e hidrolato, e também da própolis verde. Sim, é através da resina encontrada nas folhas desta espécie que um grupo de abelhas produz essa iguaria. Vamos juntos saber mais sobre esta maravilhosa planta!
Da família Asteraceae, é um arbusto que nasce e se desenvolve fácil e espontaneamente (por isso a canção dedicada a esse alecrim afirma que o mesmo “nasceu no campo sem ser semeado”). Prospera tanto em áreas plantadas como em espaços abandonados, podendo ser utilizado na recuperação de áreas degradadas. Sua floração ocorre após o período de chuvas. Sua resina, produzida para que a planta sobreviva ao calor do cerrado brasileiro, é coletada das folhas e processada por abelhas, especialmente abelhas da espécie Scaptotrigona conflita, que produzem a conhecida própolis verde, assim denominada pelo excesso de clorofila, tão cobiçada pelo mercado internacional, sobretudo o japonês, por conter propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antioxidante e antitumoral. As abelhas utilizam a própolis para proteger a colmeia de intrusos e do frio, mantendo a temperatura ideal para suas crias, fechando frestas e diminuindo o tamanho da entrada. Também a utilizam para desinfetar o interior da colmeia e os alvéolos onde a abelha rainha faz a postura dos ovos. Quando um intruso é abatido e não pode ser retirado do interior da colmeia, as abelhas cobrem o intruso com própolis, evitando que sua putrefação contamine o ninho. As principais áreas de aplicação da própolis verde na medicina são doenças respiratórias e câncer, bem como doenças e males causados por radicais livres.
A infusão das folhas, em seu uso caseiro e popular, destaca o Alecrim do Campo como um anti-inflamatório poderoso, além de aliviar incômodos estomacais e auxiliar em disfunções hepáticas. Também é indicado para gastrite, diabete, candidíase e saúde bucal. A planta também é indicada como um excelente fitoterápico para o tratamento de úlcera gástrica. A pesquisadora Denise Leitão, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, conseguiu comprovar em testes preliminares feitos in vitro que os extratos do Alecrim do Campo tiveram a mesma atividade que a própolis verde ao impedir a proliferação do Streptococcus mutans, o principal agente causador da cárie. A pesquisadora afirma que o extrato da planta inibe a produção bacteriana de ácido que entra em contato com o esmalte dental e provoca a cárie. Outro estudo, feito pela pesquisadora Lívia Simões Ambrósio, descobriu que o Alecrim do Campo também tem propriedade antioxidante sobre os neutrófilos, um tipo de célula que protege o organismo contra infecções. A planta consegue "sequestrar" radicais livres responsáveis pelo processo de envelhecimento e doenças como artrite e o mal de Alzheimer.
O aroma do óleo essencial de Alecrim do Campo lembra o aroma de mel, um cheiro doce, que relaxa e acalma suavemente. Especialmente para peles maduras, mulheres na menopausa, o produto pode melhorar a hidratação da pele, trazendo viscosidade e aspecto salutar. Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que as mesmas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antioxidante e antitumoral existentes na própolis verde está presente de maneira concentrada no óleo essencial. Seu uso em cosméticos podendo reduzir manchas e rugas já é uma constante. Seu aroma de nota média também é utilizado na fabricação de perfumes. Como possui essa característica regeneradora da pele, esse óleo pode ser diluído em carreador vegetal (óleo de jojoba, coco, girassol, prensandos a frio) podendo ser aplicado em dermatites, psoríases, rachaduras, feridas, acne, furúnculos. O hidrolato obtido da destilação por arraste a vapor da planta é versátil, podendo ser usado como spray bucal (já que descobrimos seu potencial para combater o agente causador da cárie) principalmente para crianças na preservação dos dentes de leite. Tônico natural para a pele, poder ser usado para limpar e esterilizar ferimentos do cotidiano, protegendo das bactérias que podem trazer infecções mais sérias. Para o cuidado diário de uma pele seca, madura ou envelhecida, é uma ótima opção.
Sinto um prazer enorme em aprofundar os estudos sobre o óleo essencial dessa planta, pois estamos aprofundando nossos conhecimentos sobre um óleo essencial nativo e que possui em sua composição a capacidade de relaxar e abrir nosso campo energético para novas atividades e novos pontos de vista. É uma planta muito especial: atrai abelhas (coletividade e trabalho em equipe), que través de sua resina (produzida pela planta para se auto proteger do calor) fabricam um própolis poderoso que é verde! Quanta potência energética dentro de um aroma! Para o corpo emocional, estamos falando também de capacidade de regeneração. Um nariz que esteja precisando limpar traumas e recomeçar, pode se sentir atraído por esse aroma, já que sua capacidade cicatrizante pode ser aplicada para beneficiar também o nosso corpo emocional. Este aroma pode nos auxiliar e encontrar o caminho do auto perdão.
Espero ter feito uma boa apresentação sobre esta planta que inspirou uma canção onipresente em nossas memórias, e está se tornando cada vez mais objeto de pesquisa por conta de seus benefícios para nossa saúde e bem estar! Abraços perfumados e até nosso próximo encontro aqui no blog, sempre falando sobre as joias da natureza que são as plantas aromáticas e seus óleos essenciais.
Opiniões, dúvidas e sugestões de temas para novos artigos pertinentes à esta coluna, serão muito bem-vindas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
FONTES CONSULTADAS
Seleção de áreas para produção de própolis verde a partir da estimação sequencial Bayesiana da presença de galhas de Baccharopelma dracunculifoliae em alecrim do campo https://bit.ly/2uoeDGb Acessado em 03 de janeiro de 2020.
Alecrim-do-campo https://bit.ly/35zWmCI Acessado em 3 de janeiro de 2020.
Própolis https://bit.ly/2uxjRQ7 Acessado em 3 de janeiro de 2020.
Poder de Cura https://glo.bo/37OqQCs Acessado em 3 de janeiro de 2020.
Alecrim do Campo https://bit.ly/2t1Tcud Acessado em 3 de janeiro de 2020.
Óleo Essencial de Alecrim do Campo https://bit.ly/2T2WR5A Acessado em 8 de janeiro de 2020.
10.01.2020