PEIXINHO DA HORTA: SERÁ QUE TEM GOSTO DE PEIXE?


Apesar de precisarmos muito (MUITO) de chuva, a última que tivemos no mês de agosto ainda, deixou a horta feliz e abundante! Está faltando espaço, devido ao crescimento repentino das condimentares, PANC e recentes pés de morangos que já apresentam pequenos frutos.

Popularmente conhecida como Peixinho da Horta, a Stachys byzantina é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional). Conhecida também como orelha de coelho, pulmonária, lambari da horta, orelha de lebre, dentre outros nomes, ganhou a fama do nome devido ao seu formato alongado, que lembra o vertebrado aquático. Esses são alguns dos nomes populares utilizados para se referir a essa hortaliça nativa da Turquia, da região do Cáucaso e da Ásia Central. Por aqui, no Brasil, o cultivo de peixinho da horta ocorre de maneira mais presente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ela possui significativos índices de minerais como potássio, ferro e cálcio, além de ser rica em fibras.

É bastante utilizada para ornamentação e muitas vezes esquecida no uso culinário. Mas pode integrar refogados, omeletes, petiscos empanados e fritos ou assados, e até lasanha! Onde as camadas da hortaliça, substituem massa convencional de farinha de trigo e/ou sêmola.

Fiz alguns experimentos: assei, fritei, refoguei. Mas, sinceramente, não encontrei sabor de peixe! Você leitor, se já comeu e sentiu sabor característico de peixe, conte-me depois como preparou!

Suas folhas são bem saborosas quando empanadas e fritas. Então, como esse é o preparo mais clássico feito com essa PANC, aqui vai a receita:

Colha as folhas mais novas. Higienize-as bem e seque-as com papel toalha. Em um recipiente, quebre dois ovos e adicione sal, pimenta do reino moída na hora. Bata bem. Em outro prato, coloque farinha de trigo para empanar e adicione alguns temperos secos e suaves de sua preferência: vale tomilho, raspas de limão, alecrim, talvez uma piscadela de pimenta calabresa.

Passe as folhas nos ovos batidos e logo em seguida na farinha (a dica é utilizar uma mão exclusivamente para empanar e a outra para passar as folhas na mistura de ovos – assim, você evita de empanar os dedos também). Frite em imersão em óleo bem quente. Escorra em papel toalha e eis um aperitivo delicioso!

Se peixinho tem mesmo sabor de peixe? Eu não o encontrei! Mas digam suas impressões, e muito peixinho para você!

Opiniões, dúvidas e sugestões de temas para novos artigos, pertinenetes à esta coluna, serão muito bem-vindas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

FONTES CONSULTADAS

Peixinho da Horta é PANC – Saiba como transformar essa planta em um delicioso petisco https://vegmag.com.br/blogs/alimentacao/peixinho-da-horta-e-panc Acesso em 13 de setembro de 2019.
Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) no Brasil - Kinupp, V. F. & Lorenzi, H. Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. São Paulo, 2014.

Temperos de Dan



As Plantas Condimentares e a magia dos temperos naturais na gastronomia criativa.


Dandhara Lino é chef de cozinha, professora e personal chef. Paranaense de Astorga, é graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, casada com fisioterapeuta, que também é um super cozinheiro, e proprietária da Dan Catering & Personal Chef. Foi cozinhando muito sob o por do sol da Toscana, uma região maravilhosa no centro da Itália e com temperos por todo lado, que adquiriu uma grande experiência em cozinha Italiana. Dan é apaixonada por ensinar, escrever, compartilhar, e costuma dizer que não tem receita secreta. Seu objetivo é espalhar sementes de “cozinhas” por onde for.
Adora criar novos sabores. Conta que desde criança foi cativada pelas panelas, e foi seqüestrada para esse ofício que a encanta. Adepta da gastronomia afetiva e sazonal, leva consigo a cozinha ancestral da família. Lembra com carinho que acompanhava o processo produtivo do doce de leite mais famoso da região, do bisavô Roberto, desde a ordenha do leite até a degustação da “raspa” do tacho.
O ato de compartilhar o amor pela cozinha tem para ela todo sentido. Defende que todos são capazes de cozinhar, e que a intimidade com a cozinha é base para uma qualidade alimentar muito melhor. Queremos convidar você para acompanhar aqui o compartilhamento de muita experiência e saber acumulado da Dan. Seja bem-vindo, sempre !!!