Quando no artigo “ O que são Óleos Essenciais ?" falamos sobre o que são e como são produzidas aquelas substâncias tão especiais, destacamos o processo de destilação por arraste à vapor como sendo o mais usado para se obter os óleos essenciais das plantas aromáticas. Pois bem, além de ser o método mais utilizado, também é, assim como na hidrodestilação, o processo que tem como resultado uma segunda substância conhecida como hidrolato. Acontece assim: o vapor da água em ebulição atravessa a planta dentro da cuba do destilador e, ao passar pelo condensador, óleo e hidrolato voltam para a fase líquida e são coletados no balão separador, onde podemos visualizar essas duas fases (óleo essencial e hidrolato) separados por possuírem diferentes densidades.
O hidrolato é uma solução aquosa complexa em compostos, que traz em sua composição aproximadamente 0,002% de óleo essencial e outras substâncias hidrossolúveis das plantas aromáticas obtidas no processo de destilação. Sua aplicação sobre a pele do rosto e do corpo pode ser feita com tranquilidade, pois traz em sua composição os óleos essenciais altamente diluídos. Atualmente é um ingrediente muito utilizado na fabricação de cosméticos naturais e você também pode substituir a água mineral/destilada por hidrolato em receitas caseiras de produtos de beleza e higiene. Pode ser utilizado para limpar a maquiagem do rosto, e também pode ser borrifado sobre o rosto para conservar a maquiagem por mais tempo. Também oferecer fator adstringente, hidratante, refrescante e delicado para peles sensíveis, acneicas, maduras ou secas. Por exemplo: o hidrolato de gerânio ou rosa podem ser considerados excelentes tônicos para peles maduras e secas, enquanto os hidrolatos de capim cidreira e alecrim são tônicos adstringentes para peles oleosas. Já os hidrolatos de lavanda dentata e tea tree são recomendados para peles com acne, por promoverem limpeza profunda e proteção para a pele acneica sem agredi-la.
As possibilidades de uso do hidrolato vão além do cuidado com a pele do rosto e atravessam as necessidades que toda família possui no cotidiano. Você pode também ser criativo e escolher um hidrolato predileto para energizar seu dia e harmonizar seu corpo sutil. Por ser natural e conter óleos essenciais, o hidrolato possui uma frequência elevada. Mas se você busca benefícios para seu corpo físico, saiba que um hidrolato de hortelã pimenta pode refrescar seu hálito e pode ser ¼ da sua garrafinha de água diária para ajudar em casos de má digestão. Junto ao gerânio também pode ser um bom companheiro para auxiliar nas ondas de calor decorrentes da menopausa. Pode ser adicionado a banhos terapêuticos, gargarejos, utilizado para higienizar ferimentos, borrifado entre os dedos dos pés para administrar odores desagradáveis. Após lavar os cabelos, você pode borrifar hidrolato para garantir um cuidado especial com seu couro cabeludo. Percebe como essa água naturalmente perfumada é versátil?
Nos cuidados com a casa, você pode utilizar o hidrolato para aromatizar roupas de cama e banho, pois além de perfumar de forma natural, também oferece proteção contra mofo, fungos e ácaros. Aplicar os hidrolatos de lavanda, eucalipto ou capim cidreira sobre o travesseiro antes de dormir pode também proporcionar uma noite de sono agradável, pois os aromas naturais trazem sensação de bem-estar. Você pode adicionar um pouco de hidrolato no umidificador de ambiente, além de poder também higienizar bancadas de trabalho, cantinhos especiais da casa que você deseja que estejam sempre perfumados. Você pode, inclusive, higienizar o carro, borrifando no veículo todo, limpando volante e painéis. Preciso confessar: ando utilizando para limpar a tela do celular!
O hidrolato é um produto 100% natural e se for de procedência orgânica, traz em sua existência uma proposta de consumo consciente e sustentável. Reflita comigo: em um único produto podemos encontrar tônico para a pele , repelente e perfume natural, spray de ambiente, spray de limpeza, água perfumada para roupas, spray bucal, e várias outras utilidades. Agora que o tempo quente se aproxima, você ainda pode deixa-lo na geladeira para usar no rosto e no corpo como alternativa refrescante sempre que quiser!
Fiquei muito animada ao perceber todas as utilidades que o hidrolato pode ter no meu dia a dia, e espero que vocês tenham gostado. Nossa coluna está me condicionando a uma rotina muito prazerosa, pois relaciona o meu ofício com os aromas á atividade de refletir e escrever sobre as plantas aromáticas e sua existência benéfica para nós seres humanos. Acredito que até aqui construimos juntos uma boa introdução. Que tal agora abrirmos um diálogo sobre algumas plantas específicas e os benefícios dos seus óleos essenciais e hidrolatos?
Te vejo na próxima quinzena! Abraços perfumados!
Opiniões, dúvidas e sugestões de temas para novos artigos pertinentes à esta coluna, serão muito bem-vindas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
FONTES CONSULTADAS
Aromaterapia - Aroma e Psiquê - Peter & Kate Damian Ed. Lazlo, 2018
Destilação a vapor https://www.oleosessenciais.org/category/destilacao_a_vapor/. Acessado em 30 de setembro de 2019.